QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE SE DECLARAR IMPOSTO DE RENDA?

A transmissão da Declaração do Imposto de Renda anual é obrigatória para quem teve rendimentos tributáveis que totalizaram mais de R$ 28.559,70, ou seja, trabalhadores, aposentados ou pensionistas com renda mensal com valor de mais de R$ 1.903,98 mensal; O que a grande maioria dos brasileiros não sabe é que, ao declarar impostos de renda, o contribuinte pode gozar de alguns benefícios.  

Sim, benefícios! Mesmo pessoas que obtiveram rendimento inferior ao mínimo exigido para a declaração, têm benefícios ao prestar informações sobre seus ganhos e rendimentos por meio da Declaração do Imposto de Renda. 

MAS QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

 

AJUDA NA ABERTURA DE UM NEGÓCIO

A cada ano cresce o número de pessoas que decidem empreender, montar o seu próprio negócio ou trabalhar como autônomo(a). Muitos desses empresários não conseguem ter um documento de comprovação de renda aceito por bancos e financeiras.

É comum ver instituições financeiras rejeitarem documentos como a DECORE ou declarações de rendimentos simples, mesmo que assinadas e com firma reconhecida em cartório.

Entretanto, declarar Imposto de Renda é uma excelente alternativa para acabar com esse problema. A Declaração do IR é um comprovante de rendimentos aceito por concessionárias com objetivo de financiamento de veículos, financiamentos imobiliários, empréstimos bancários, e até mesmo para comprovar renda ao requerer lucros cessantes em caso de sinistros de veículos.

 

EVITA PROBLEMAS COM A RECEITA FEDERAL

Algumas pessoas têm problemas com a Receita Federal que poderiam ter sido evitados se a Declaração do Imposto de Renda fosse devidamente transmitida. É comum vermos pessoas que durante anos guardaram suas economias para adquirir algum bem mais oneroso, como uma casa, terreno e até mesmo um veículo.

Esse acréscimo no patrimônio pode chamar a atenção da Receita Federal. Sendo assim é de extrema importância que pessoas que juntam dinheiro para aquisições futuras façam a Declaração do IR e informem tais valores.

 

 EMISSÃO DE VISTOS

Outra grande vantagem que a correta transmissão da Declaração do Imposto de Renda proporciona aos contribuintes tem relação com a emissão de passaportes e vistos para viagens internacionais.

Os consulados de alguns países permitem que o candidatado ao visto apresente a sua declaração para fins de uma comprovação mais efetiva sobre seu trabalho, família e — principalmente — patrimônio. Contudo, para conseguir visto de alguns países, a apresentação dessa declaração é obrigatória.

 


Voltar

Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.